top of page
PRAIAS LITORAL NORTE
TE AJUDANDO A APROVEITAR AO MÁXIMO SEU DIA DE PRAIA

Ubatuba
O nome Ubatuba tem origem Tupi e existem duas traduções para este.
"Ubá" significa "canoa" enquanto que "u'ubá" significa "cana do rio" (um tipo de gramínea utilizada pra fazer flexas pelos índios antigamente). O termo "Tyba" indica "ajuntamento".
Sendo assim o nome Ubatuba pode significar:
"Ajuntamento de canoas" ou "Ajuntamento de cana do rio".
História
No século XVI, Ubatuba era povoada por índios Tupinambás, era lá onde eles reuniam diversas canoas ( dai uma possível explicação do nome) para expedições de guerra contra os Tupiniquins e os Portugueses em "Burikioca" ( Bertioga ) e Upau-Nema (São Vicente).
Os Tupinambás foram escravizados pelos portugueses para o engenho de cana de açucar, isso motivou uma aliança do povo tupi com os franceses, aliança essa conhecida como confederação dos Tamoios.
Isso não impediu que os portugueses destruíssem boa parte da nação tupinambá em conflitos na baía de Guanabara. Assim, em 28 de outubro de 1637, a Aldeia de Iperoig foi elevada a vila, com o nome de Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba.
Dando um salto pra 1933, o engenheiro Mariano Montesanti, inaugurou sua rodovia para Ubatuba partindo de Taubaté, sendo essa a primeira ligação por estrada entre o vale do paraíba e o planalto.
Hoje Ubatuba é uma Estância Balneária com aproximadamente 85 399 mil habitantes. Além de ter grande papel na história do Pais é também um dos principais polos turísticos de São Paulo.
Com quase 80% de território preservado, Ubatuba esta a 250 km da capital de SP.
Situada entre Paraty-RJ e Caraguatatuba-
SP, possui mais de 100 praias distribuídas pelo seu litoral. Dentre elas, as mais conhecidas são:
Maranduba, Itamambuca, Lázaro, Vermelha, Grande, Enseada, Perequê e Saco da Ribeira.
Além disso, a cidade possui algumas ilhas, como a Ilha das Couves e a Ilha Anchieta. Esta última possui presídiodesativado, que, no passado, foi utilizado para manter presos políticos; ela pode ser acessada a partir do Saco da Ribeira.
Você sabia?
Pontos Turísticos

Parque Estadual da Ilha Anchieta
É uma das áreas protegidas no estado de maior importância dada sua riqueza histórica e natural que compõe seu cenário.
Foi usada como presídio estadual até 1955, em 20 de junho de 1952, esse presídio protagonizou uma das piores rebeliões da história do sistema carcerário, só superada pelo massacre do Carandiru, quase quarenta anos depois. O episódio, que ficou conhecido como a "fuga da Alcatraz brasileira", deixou mortos 108 presos e dez funcionários. A rebelião foi um dos principais motivos para que o presídio fosse desativado e se criassem outros estabelecimentos prisionais, como a Casa de Custódia de Taubaté.
Pico do Corcovado
É uma aventura e tanto! A longa e difícil caminhada até o topo do Pico do Corcovado é recompensada com uma vista impressionante!
No caminho você encontra rios com água pura e cristalina. Se você é do tipo que gosta de desafios e tem preparo e experiencia em trilhas, vale a pena encarar as mais de 6 horas de subida até o topo! Fica a dica.

Igreja Exaltação da Santa Cruz Matriz
Se você vai para Ubatuba, não pode deixar de passar nessa igreja, que idependente de religião é um patrimônio histórico que vale a pena conferir.

Sobradão do Porto
No no século 19, tempo em que o Porto de Ubatuba era fundamental, fora construido esse histórico sobrado pelo rico fazendeiro, armador e comerciante Manoel Baltasar da Cunha Fortes em 1846, Hoje esse Casarão Colonial é sede da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – FUNDART. Fica na Praça Anchieta, nº 38, no início da Rua Balthazar Fortes.

Ruinas da Lagoinha
As ruínas em pedra e cal da Fazenda Bom Retiro estão localizadas próximo ao km 72, da Rodovia Rio-Santos. Estima-se que tenha sido construida por volta de 1825, hoje é patrimônio histórico que revela a grandeza de Ubatuba no tempo que o porto funcionava a todo vapor.
Hoje recoberta por densa vegetação, as ruinas estão ainda mais belas, tornando-se cenário para documentários, filmes e ensaios fotográficos! Vale a pena passar por lá e registrar esse momento com uma selfie

Casa de Farinha
Uma das atrações encontradas no núcleo Picinguaba (Parque Estadual da Serra do Mar) é a casa de Farinha.
Um local histórico em meio à Mata Atlântica preservada, é ainda o início para uma trilha importante, passando pelo Jatobá, Poço da Rasa e seguindo ao Morro do Corisco.

Gruta que chora
O nome dessa incrível gruta se da pelo fenômeno das gotas que caém incessantemente dentro dela, possui muitos contos e lendas contadas pelos nativos, além de possuir exímia beleza que vale a pena registrar.
A gruta que chora fica na Praia do Sununga, com acesso pela Praia do Lázaro e pelo Saco da Ribeira.

bottom of page