top of page
PRAIAS LITORAL NORTE
TE AJUDANDO A APROVEITAR AO MÁXIMO SEU DIA DE PRAIA

A cidade mais antiga do Litoral Norte está a 209km da capital de São Paulo. Esta é uma das regiões mais belas do litoral norte de São Paulo, com grande preservação de sua fauna e flora e tem como característica, a Mata Atlântica como pano de fundo e o oceano Atlântico a sua frente, hora de azul intenso em outros momentos em verde escuro.
São Praias lindíssimas distribuidas por quase 100km, muitas selvagens e escondidas como Toque Toque Pequeno, Toque Toque Grande e Paúba. Já outras mais badaladas como Boiçucanga, Maresias e Juquery
São Sebastião
Você sabia?
O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou ao largo da Ilha de São Sebastião - hoje Ilhabela - a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.
Piratas
Esta emancipação foi motivada ainda pela necessidade de proteger a região dos ataques dos piratas e corsários ingleses, franceses e holandeses, presença constante na região devido ao intenso tráfego de navios mercantes da frota real portuguesa. Canhões protegiam a vila dos invasores que utilizavam a Ilha de São Sebastião como refúgio e costumavam atacar e saquear os povoados. O principal deles, o lendário pirata inglês THOMAS CAVENDISH usava a região como base, saqueando cidades desde a Patagônia, sul da Argentina, até o nordeste brasileiro. Pilhou a cidade de Santos em pleno dia de Natal, incendiando a Vila de São Vicente. Um motim a bordo, ao largo da baia de Castelhanos, na Ilha de São Sebastião, teria levado a tripulação a enforcar Candish, como também era conhecido o corsário, no mastro do galeão Leicester, nau principal da sua frota de cinco embarcações.
História
São Sebastiaão é a cidade mais antiga do litoral norte. Antes da colonização Portuguesa era território dos Tupinambás e dos Tupiniquins, sendo a Serra de Boiçucanga, uma divisa natural entre as terras das tribos. Durante a ocupação portuguesa, o local se desenvolveu com a pesca e agricultura. A região contava com dezenas de engenhos de cana-de-açucar, sendo estes os responsáveis pelo desenvolvimento economico, oque possibilitou a emancipação posterior.

Pontos Turísticos
Forte São João de Bertioga
A Casa Esperança é a construção histórica mais nobre do município, sobrado de estilo português, típico casarão de cidade do período colonial. Feita em pedra e cal, com argamassa de conchas, areia e óleo de baleia.
Hoje é patrimônio histórico e vale apena conferir.

Igreja Matriz de São Sebastião
A Igreja Matriz é um marco na história do povo caiçara, sendo um importante símbolo de religiosidade e desenvolvimento do município de São Sebastião. Em 1603 e 1609, com a doação das terras localizadas em frente a ilha de São Sebastião (Ilhabela) aos sesmeiros, foi cedido um terreno ao Santo Padroeiro local para ser erguida uma capela. Ainda no século XVII, a igreja foi construída com pedra, cal de conchas e óleo de baleia, em estilo jesuítico com composições renascentistas, moderadas e regulares, imbuídas do espírito severo da Contra- Reforma

Museu de Arte Sacra
Uma página importante da história de São Sebastião pode ser conhecida através da exposição “Santos Emparedados” do Museu de Arte Sacra. Oito imagens sacras e um quadro de óleo sobre tela compõem a mostra, que estão à disposição de moradores e turistas que passarem pelo Centro Histórico da cidade.

CACHOEIRAS
Em meio a tantas praias lindas São sebastião surpreende com lindas cachoeiras, uma delas é a cachoeira do Ribeirão do Itu, com três quedas, que fica no final da Estrada do Cascalho, em Boiçucanga (acesso pelo Km 162,5 da Rio-Santos) A primeira queda é da Pedra Lisa, com queda de 40 metros e formação de uma piscina natural. A segunda é mais dificil de se chegar, por isso há necessidade de um guia, é a cachoeira Samambaia-Açu, 45 minutos de trilha e mais 15 minutos pra chegar na terceira, a cachoeira da serpente com poço de águas profundas.
bottom of page